Sindijufe - MT

Vacinação em massa é a melhor política econômica, diz Sachsida

Profissional da saúde prepara vacina contra a covid-19, em BrasíliaSérgio Lima/Poder360 – 3.abr.2021

Marina Barbosa
18.maio.2021 (terça-feira) – 12h57

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse nesta 3ª feira (18.mai.2021) que “a melhor política econômica hoje é a vacinação em massa”. Segundo a pasta, a imunização contra a covid-19 pode aumentar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Estudo da SPE diz que um aumento de 10 pontos percentuais no número de doses de vacina aplicadas a cada 100 habitantes pode elevar em 0,13 ponto percentual o crescimento econômico de um país neste ano. O levantamento foi publicado nesta 3ª feira (18.mai) no Boletim Macrofiscal e comparou o ritmo da vacinação e o crescimento econômico nas 30 maiores economias do mundo.

No Boletim Macrofiscal, o governo também elevou de 3,2% para 3,5% a projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2021. Porém, afirma que há incertezas relacionadas à pandemia e à vacinação nesta estimativa. Eis a íntegra.

O estudo da SPE sobre o impacto econômico da vacinação em massa destaca o caso dos Estados Unidos e da Indonésia. Nos Estados Unidos, a vacinação avança de forma acelerada e o Fed (Federal Reserve) elevou de 4,2% para 6,5% a perspectiva de crescimento do PIB em 2021. Já a Indonésia tem um processo de vacinação “pequeno” e uma “revisão baixista do PIB para este ano”, segundo o subsecretário de Política Econômica, Fausto Vieira.

De acordo com o estudo, os Estados Unidos aplicavam 77,6 doses de vacina a cada 100 habitantes até 7 de maio. Já a Indonésia, 8. O Brasil está no meio do caminho, com 22 doses de vacina aplicadas a cada 100 habitantes. Eis o levantamento:

Vieira disse que o Brasil está atrás dos países avançados, mas tem o quarto melhor desempenho entre os países emergentes na vacinação. Ele falou também que o governo vê esse “processo se fortalecendo” e que isso “terá efeitos positivos para o crescimento da atividade”.

“A vacinação em massa no Brasil continuará progredindo. Quando se observa o número de doses recebidas pelos Estados e o número de doses aplicadas (estatística calculada por 100 habitantes de cada estado) à data de 11/05/21, é possível verificar que há muitas doses que já foram distribuídas e aguardam aplicação, o que irá ampliar ainda mais o número de vacinados no curto prazo. Dessa forma, o processo de vacinação em massa continuará avançando, o que fortalecerá a atividade econômica no segundo trimestre de 2021, principalmente no setor de serviços”, afirma o Boletim Macrofiscal.

“A melhor política econômica hoje é a vacinação em massa. Nós precisamos vacinar rapidamente a população para garantir o retorno seguro ao trabalho”, disse Adolfo Sachsida.

O secretário foi questionado sobre os impasses em torno do processo de vacinação no Brasil, mas só disse que o governo tem o “compromisso público” de não deixar faltar dinheiro para a saúde, para a vacinação e para o combate à pandemia de covid-19.

Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *