Com sessão da Corte Especial por videoconferência, o Superior Tribunal de Justiça retomou nesta segunda-feira (2/8) os trabalhos após recesso forense entre 2 de julho e 1º de agosto, no qual foram proferidas 9.793 decisões e despachos pelos magistrados plantonistas.

Rafael Luz
O dado foi divulgado pelo presidente da corte, ministro Humberto Martins, que cumpriu plantão nos primeiros 15 dias do recesso. No período final, de 19 a 31 de julho, o encarregado foi o vice-presidente, ministro Jorge Mussi.
No discurso de abertura do semestre, Martins agradeceu a Mussi pelo empenho e exaltou a produtividade do STJ e prometeu manter a corte no caminho de eficiência, celeridade, qualidade e excelência.
“Renova-se a oportunidade de reafirmarmos importância dos Poderes da República — do Legislativo, do Executivo, do Judiciário — em um Estado Democrático de Direito, cada um na sua área de competência, para o progresso e desenvolvimento do país e para o avanço da democracia, em especial nesta que é a casa da cidadania”, exaltou o presidente.
O ministro Humberto Martins também prometeu que o STJ seguirá enfrentando as eventuais dificuldades, “pois caminhamos sempre no sentido de superar obstáculos”. “Vamos vencer a pandemia. Vamos vacinar todos. Vamos enfrentar essa crise de ansiedade, porque Deus está no comando de todas as coisas”, acrescentou.
Danilo Vital é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.
Revista Consultor Jurídico