O avanço da pandemia do coronavírus no País e a preocupante situação dos Servidores do Judiciário Federal em Mato Grosso, com casos de Covid-19 registrados nos últimos dias no TRE e no TRT23, levou o SINDIJUFE-MT a realizar uma Assembleia Geral Extraordinária Virtual na tarde de hoje (08).
Ficou definido que o Sindicato protocolará ofício para as administrações do TRT, TRE e JFMT, solicitando informações das portarias em vigor, referentes ao teletrabalho e à data prevista do retorno às atividades presenciais.
O Sindicato também solicitará uma reunião de emergência com o Diretor-Geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, para discutir sobre as condições de segurança dos Servidores que atualmente estão trabalhando presencialmente na Justiça Eleitoral. Conforme informações recebidas pelo SINDIJUFE-MT, há dois Servidores com Covid em estado grave, e outra Servidora foi internada hoje, também por Covid.
Pelas avaliações feitas durante a Assembleia, a posicionamento do SINDIJUFE é que os Servidores do Judiciário Federal em Mato Grosso devem permanecer no trabalho remoto, uma vez que no momento não há nenhuma segurança para quem presta serviço na modalidade presencial, e os tribunais não têm condições de garantir a saúde de seus trabalhadores.
Saiba Mais
A crise na saúde decorrente da pandemia é mundial. O Reino Unido, por exemplo, tem recorde de mortes por Covid e os hospitais estão no limite. A Suécia, país que rejeitou lockdown no início da pandemia e teve mais mortes do que os vizinhos, agora muda estratégia e anuncia que pode fechar o comércio para conter a Covid.
Mas, neste cenário, quem mais preocupa é justamente o Brasil. O País já superou a triste marca dos 200 mil mortos por Covid, e a curva continua subindo em 10 estados, incluindo Mato Grosso. A média móvel está em 741. Já os casos confirmados se aproximam de 8 milhões.
Mato Grosso detém uma taxa de contágio mais alta que média nacional, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, Distrito Federal e Amazonas. Ontem (07) um recém-nascido, com comorbidade, morreu em decorrência do novo coronavírus em Cuiabá. Além deste óbito, outros quinze em decorrência da doença foram registrados nas últimas 24 horas em todo o estado de Mato Grosso. Com isso, o número de mortes chega a 4.648, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Luiz Perlato/SINDIJUFE-MT