Medida da proposta desvincula recursos para o órgão
Servidores da Receita Federal farão uma paralisação em todo o Brasil nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10), em protesto contra a desvinculação de recursos para o órgão. A medida foi aprovada na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Emergencial.
Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), a previsão é de grande adesão à mobilização, que deve contar até com funcionários de alto escalão. Isso deve afetar controles alfandegários em aeroportos e portos, além de atendimento ao público em momento que acontece a entrega do Imposto de Renda.
No texto da PEC emergencial, aprovado na última semana pelo Senado, há a alteração de um artigo da Constituição. O artigo em questão permite que a Receita e administrações tributárias estaduais e municipais tenham despesas bancadas por fundos que recebem parte das multas arrecadadas por esses órgãos. Se a PEC for aprovada na Câmara dos Deputados, onde será votada nesta semana, os auditores da Receita temem aperto no…
Leia mais em Servidores da Receita reagem à PEC Emergencia e entram em greve nesta terça
O DIA