Da Redação – Wesley Santiago
Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto
Os novos radares instalados pela Prefeitura de Cuiabá em diversas vias da cidade começarão a multar os condutores a partir desta segunda-feira (1º). Os equipamentos estavam funcionando ainda de forma educativa durante os últimos dias. Porém, a partir de agora, o motorista terá de redobrar a atenção.
Leia mais:
Novos radares de Cuiabá irão aferir velocidade com até 20 metros de distância
Os equipamentos novos irão aferir a velocidade dos veículos de uma maneira diferente da utilizada até recentemente. Os automóveis serão monitorados a partir de uma distância máxima de 20 metros do equipamento.
O funcionamento desses novos aparelhos trabalha com duas câmeras, que aferem a velocidade média do veículo, ou seja, registrando um ponto específico, com capacidade de verificação de até 20 metros de proximidade.
Essas mudanças já foram executadas nas avenidas das Torres, Dante Martins de Oliveira, Fernando Côrrea da Costa, além da implantação de novos aparelhos na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) e Estrada da Guia (MT-010).
Segundo levantamento, nos últimos três anos foram registrados 294 acidentes na MT-251 e 240 na MT-010, fazendo-se necessária a instalação de dois novos instrumentos de fiscalização. A mudança se deu em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com Ministério Público Estadual (MPE), para ampliação de equipamentos de fiscalização.
Estudos apontam que, nas avenidas que foram instalados os aparelhos de fiscalização eletrônica, houve redução de mais de 40% no índice de acidentes.
Olhar Direto