Dirigentes estão indicando o dia 18 de agosto como um dia nacional de luta e Greve Geral em defesa do serviço público e contra a PEC 32
Mais de 5 mil servidores e servidoras das três esferas estão reunidos, nesta sexta-feira (30), no segundo dia do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público para organizar a luta contra a reforma administrativa PEC 32/20. Evento começou ontem (29) com uma live transmitida na página da Fenajufe no Facebook.
Participam, pela Fenajufe, as coordenadoras Lucena Pacheco e Juscileide Rondon e os coordenadores Fabiano dos Santos, Ramiro López e Thiago Duarte.
Com a volta dos trabalhos do Congresso Nacional na próxima semana, a luta contra a reforma administrativa deve ser intensificada em várias frentes. O evento é organizado pelas entidades de classe, centrais sindicais, movimentos sociais, frentes e fóruns de servidores reunidos no Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais, incluindo a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e o Fonasefe.
Depois da abertura e falas dos servidores, Grupos de Trabalho foram organizados para discutir a mobilização do dia 3 de agosto (próxima terça-feira), Greve Geral no dia 18 de agosto, campanha de comunicação e pressão sobre o governo e sobre os parlamentares. Os coordenadores Fabiano dos Santos e Thiago Duarte ficaram responsáveis, cada um, pela relatoria de dois grupos no encontro. Os relatórios serão apresentados no período da tarde.
18 de agosto é Greve Geral!
Consenso entre os participantes é a construção de um grande dia nacional de luta e Greve Geral em defesa do serviço público e contra a reforma administrativa para 18 de agosto. Ainda hoje, no final do evento, os participantes divulgarão um Plano Nacional de Mobilização.
3 de agosto
E na volta dos trabalhos do Legislativo na semana que vem, está previsto ato em Brasília na terça, 3 de agosto. A Fenajufe convocou os Sindicatos de base a estarem em Brasília para as atividades previstas, que até o momento, são estas:
• Recepção de caravanas a partir das 8 horas na Esplanada dos Ministérios. Concentração ao meio-dia (já almoçados). Local: Pátio do Museu Nacional;
• Início da passeata às 14 horas, partindo da concentração, seguindo pela Esplanada até a Praça dos Três Poderes, contornando o Congresso Nacional e retornando até a Esplanada e se posicionando com as faixas, banners e bandeiras, com distanciamento entra as filas e usando máscaras, em toda a extensão do gramado.
Programação do encontro nacional nesta tarde:
14h – Maria Lúcia Fattorelli;
15h – Fausto Augusto Júnior (Dieese);
16h – Apresentação dos relatórios dos GTs;
17h – Transmissão aberta/Evento nacional com live de lançamento do Plano Nacional de Mobilização, manifesto e encerramento.
Abertura
O encontro nacional dos trabalhadores começou nessa quinta-feira (29) com as falas de vários dirigentes e parlamentares. Pela Federação, o coordenador Thiago Duarte ressaltou a importância do evento que acontece de forma inédita pela unidade na luta contra a PEC 32 e destruição dos serviços públicos. Assista:
Mobiliza Fenajufe
A Fenajufe lançou a plataforma Mobiliza Fenajufe para que as servidoras e servidores do PJU pressionem os deputados a votarem contra a reforma administrativa. Envie mensagens pelo Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Você pode ainda personalizar um e-mail para o(a) deputado(a). Na “pastinha”, você acessa dados como as bases eleitorais do(a) parlamentar.
• Acesse aqui o Mobiliza Fenajufe e pressione!
Raphael de Araújo, da Fenajufe