Sindijufe - MT

Exclusivo: prefeitos das cinco capitais com menos mortes por covid-19 são reeleitos em primeiro turno

Estrutura do coronavírus, que já matou mais de 165 mil brasileiros

Cinco dos seis prefeitos de capitais reeleitos nesse domingo (15) têm algo em comum além da vitória em primeiro turno: eles tiveram os cinco melhores desempenhos entre os seus colegas no combate à pandemia de covid-19. Os dados são de levantamento do Congresso em Foco, que cruzou o resultado das urnas com o índice de mortalidade por covid-19 por 100 mil habitantes.

Foram eles: Gean Loureiro (DEM) em Florianópolis, Alexandre Kalil (PSD), em Belo Horizonte, Cinthia Ribeiro (PSDB-TO), Marquinhos Trad (PSD), em Campo Grande, e Rafael Greca (DEM), em Curitiba

Arte: Vinicius Souza/Congresso em Foco

Há exceções. Nelson Marchezan Jr (PSDB), prefeito de Porto Alegre, não conseguiu passar ao segundo turno, embora a capital gaúcha seja a sexta no ranking do combate à covid-19 em menor proporção de mortes, com 94 por 100 mil habitantes. A outra exceção ficou por conta de Álvaro Dias (PSDB), em Natal. A cidade administrada pelo tucano é a 14ª no combate à covid-19, com 123 óbitos por 100 mil habitantes.

Outro exemplo de que quem teve números melhores ao lidar com a pandemia se saiu melhor é o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que emplacou o seu candidato, Bruno Reis (DEM), como seu sucessor. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Salvador tem o oitavo menor índice de mortes por covid entre as capitais, na proporção de 102 óbitos por 100 mil habitantes.

Mas também há exceções entre aqueles que, considerando-se o índice de mortalidade, pior lidaram com a pandemia. Capital com maior índice de mortes por 100 mil habitantes (186), o Rio de Janeiro terá no segundo turno a participação do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

Penúltima capital no ranking, com 173 mortes por 100 mil habitantes por covid-19, Cuiabá mantém o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em condições de se reeleger no próximo dia 29. Ele foi o segundo mais votado no primeiro turno pelos eleitores cuiabanos.

Em Recife, antepenúltima capital estadual em número de mortes por 100 mil habitantes (152) por covid-19, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) viu seu candidato, João Henrique Campos (PSB) avançar para o segundo turno, em primeiro lugar. A média nacional entre as 26 capitais estaduais é de 117 mortes por 100 mil habitantes.

Congresso em Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Pesquisar

Acesso restristo

Área Restrita

Seja membro

Filie-se

Categoria