Sindijufe - MT

Diretoria acolhe os novos concursados do TRT- MT e apresenta a importância da filiação no Sindicato na vida profissional dos servidores

No dia 13 de abril de 2023 teve solenidade de posse de novos servidores do TRT da 23a Região, e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso foi representado pela coordenadora-geral Juscileide Rondon, que deu as boas-vindas aos novos colegas, apresentando a eles o Sindijufe e convidando todos e todas a se filiarem, como passo fundamental para fortalecer a entidade que os representa.

A diretora do Sindijufe revelou que o Sindicato de Mato Grosso começou a sua história como uma associação, na Rua Barão de Melgaço, em Cuiabá, que posteriormente foi transformada em Sindicato. “Essa associação foi fundada por 3 mulheres: Marlene Savassa, do TRE e que já está aposentada; Sofia Alexandra de Moura Coelho de Villas, que é da Justiça Federal e ainda está na ativa, e a irmã dela, a saudosa advogada e servidora  Dolores Maria Alves de Mora, uma colega do TRT que foi diretora de vara e que faleceu recentemente. Essa associação foi transformada em Sindicato. Desde aquela época eu sempre estava junto, ajudando a construir as nossas pautas de negociação e as demandas a serem ouvidas. Até aqui foi uma construção de longo prazo, para ter o salário que vocês recebem hoje e as condições de trabalho que vocês terão”.

Em sua apresentação, Jusci abordou o desenvolvimento do trabalho à época, sobretudo no interior do estado, e também falou sobre o papel do Sindijufe desde aqueles tempos, na melhoria das condições laborais nas casas do PJU no estado. Do horário de trabalho até a melhoria  das condições materiais para o trabalho cotidiano, a participação do sindicato foi fundamental!

“O Sindijufe também atuou em todos os planos de carreira, cargos e salários da Categoria, incidindo na construção, na efetivação e na aprovação desses PCCSs. O Sindicato de Mato Grosso é pequeno mas sempre foi fundamental nos debates com a Fenajufe (nossa Federação), nas negociações com o Supremo Tribunal Federal (STF) e  demais tribunais superiores e o Congresso Nacional. A nossa categoria sempre teve uma participação muito boa, nacionalmente nas construções e aprovações dos PCCS 1, 2, 3, 4 e 5, e agora vamos construir mais um”.

Saiba mais

Os servidores foram informados que a Categoria acabou de ter uma reposição emergencial de salário, dividida em 3 parcelas de cerca de 6% em 2 anos. “Foi uma luta muito grande para tirar a tal da granada do nosso bolso (termo usado pelo então ministro da Economia Paulo Guedes em referência ao congelamento salarial dos servidores). Jusci abordou ainda a redução da estrutura organizacional, exigência ” de mercado” que se traduz em precarização e quadro reduzido de servidores do judiciário federal, atualmente. Informou que em maio teremos um encontro para discutir qual a carreira nós queremos, para todos os servidores. As nossas perspectivas somos nós que teremos que criar”, resumiu Jusci, frisando que ‘ninguém dá nada para ninguém de graça’.

Conforme observou a coordenadora-geral do Sindijufe-MT, os últimos anos não foram nada fáceis para os servidores públicos. “Tem sido um período muito difícil para todos nós, e neste cenário temos que ser bastante resilientes. Mesmo para os mais jovens, como vocês, o momento atual não é bom para quem se propõe a ser trabalhador no serviço público ou no setor privado. Preciso dizer isso com todas as letras, para vocês. Tudo o que conseguimos até hoje foi com muita luta. Hoje o salário pode não ser como os servidores gostariam que fosse, mas foi conquistado com muita luta, e é muitíssimo melhor do que aquele que encontramos quando o Sindicato foi fundado”.

Nosso Sindicato atuou em todos os PCCSs, e a sua participação sempre foi fundamental nos debates promovidos  com este objetivo pela nossa Federação, que é a Fenajufe”.

O chamado foi para  alertar os novos servidores sobre a necessidade de se filiarem, de forma a fortalecer o Sindicato, na luta pelos direitos da Categoria.

Foram empossados 18 servidores, e todos eles receberam a ficha de filiação e uma carta de apresentação do Sindijufe, dando-lhes as boas vindas. O Sindijufe fará outras incursões para novas filiações e participação dos sindicalizados em razão da necessidade de organização para as próximas lutas!   Ele é o nosso instrumento para avançar em melhores condições de trabalho e renda para os servidores do Judiciário Federal!
Filie- se ao sindicato!

Luiz Perlato – SINDIJUFE/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *