Rodrigo Costa – Especial para o GD
Christiano Antonucci/Secom
Após Cuiabá registrar redução no número de óbitos por covid-19 durante três meses seguidos, considerando maio, junho e julho, o quantitativo de novas mortes provocadas pela doença voltou a subir na capital nas duas primeiras semanas de agosto.
Neste período, de 1º a 14 do deste mês, 48 e 44 novas mortes, respectivamente, foram contabilizadas somente em Cuiabá.
Os dados são do Informe Epidemiológico 22/2021, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, correspondente a semana epidemiológica 31 e 32.
Leia também – Metade de menores de 18 anos que morreram de covid-19 tinham até 2 anos
A última atualização do boletim ainda diz que foram registrados 102.844 casos de Covid-19 residentes em Cuiabá, 9.228 internações e 3.300 mortes por coronavírus. Somente nas duas últimas semanas 1.685 novos casos, 263 internações e 92 óbitos foram contabilizados pela pasta da saúde.
As taxas de ocupação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para covid-19 também tiveram leve queda em comparação ao último boletim. O informe da secretaria municipal aponta 64,6% das UTIs ocupadas, e observa um discreto aumento na ocupação das enfermarias (43,5%).
O boletim chama atenção ainda para a manutenção de medidas preventivas já conhecidas de combate à doença: distanciamento físico social, uso de máscaras, cuidados com a higiene das mãos, e, vacinação, método mais seguro e eficaz contra a covid-19.
Gazeta Digital